TATIANA MACEDO | SEEMS SO LONG AGO NANCY

 (Vídeo com acesso livre até 14 de Abril 2020  Free to view until April 14 2020)


O reverso do olhar
Os assistentes de galeria são pagos para vigiar, mas não para vigiar a arte. Eles passam o seu tempo a olhar para outras pessoas que por sua vez observam a arte. Na verdade, através do seu trabalho, estes certificam-se de que o visitante permanece em modo observacional. O filme de 45 minutos de Tatiana Macedo Seems So Long Ago, Nancy inverte essa ordem institucional de olhares. Filmado inteiramente nos espaços das galerias Tate Britain e Tate Modern, o filme e o foco da câmera, apontam exatamente para esses observadores de segunda ordem. Macedo concebe uma intrincada coreografia de pequenos gestos, e apartes, que a permite olhar para a periferia da estrutura do museu, um retrato encantador destes marcos históricos de Londres através dos seus trabalhadores. O seu sujeito e objecto são um determinado número de guardas de museu que encontramos e re-encontramos ao longo dos seus turnos, em rotação entre as funções de vigilância e receção ao visitante.

Através dessa simples inversão, Macedo é capaz de mudar a nossa compreensão do espaço do museu, bem como do seu próprio papel enquanto artista e realizadora dentro de uma teia de inter-relações criadas a partir do seu filme. A inversão do olhar enquanto gesto cinematográfico auto-referencial é um gesto de empatia e de cumplicidade entre a cineasta e os sujeitos do seu trabalho. Ambos são determinados por um olhar externo, implicando uma invisibilidade, que é finalmente inalcançável e indesejável. A montagem de uma câmara num determinado espaço irá alterar esse espaço e o comportamento das pessoas que ali se encontram. Da mesma forma que, sabendo que há um guarda de pé atrás de mim enquanto estou a contemplar uma pintura, faz com que me torne consciente das minhas próprias acções. Não existe tal coisa como uma imagem de um espaço vazio - é sempre a imagem de um espaço com, pelo menos, uma câmera lá dentro.

Ulrich Ziemons (Curador Berlinale Forum Expanded/Arsenal, Berlim)

 

Reversing the gaze

Gallery attendants are paid to watch, but not to watch the art. They spend their time looking at other people looking at art. In fact, through their observation they are making sure that the visitor remains in observational mode. Tatiana Macedo’s 45-minute film Seems so long ago, Nancy reverses this institutional order of gazes. Shot entirely on location at the Tate Britain and Tate Modern galleries, the film points its camera at exactly these second-order observers. Macedo orchestrates, through an intricate choreography of small gestures, asides and looks towards the periphery of the museum structure, an enchanting portrait of the London landmarks by way of their guarding staff. Her subjects are a number of gallery attendants, which we encounter and re-encounter throughout their shifts, rotating through guard and greeting duty.

By way of this simple inversion, Macedo is able to shift our understanding of the museum space, as well as of her own role as the artist and director within the web of interrelations set up by her film. The reversal of the gaze, as a self-referential cinematic gesture, is a gesture of empathy and complicity between the filmmaker and her subjects. Both are determined by their outward gaze, implying an invisibility, which is ultimately unattainable and undesirable. Setting up a camera in any given space will alter that space and the behavior of the people within it. Similarly, knowing there is a guard standing behind me while I am contemplating a painting makes me aware of my own actions. There is no such thing as an image of an empty room – it is always the image of a room with at least a camera in it.

Ulrich Ziemons (Curator Berlinale Forum Expanded/Arsenal, Berlim)

 

 

a film by TATIANA MACEDO | with JOHN MCQUILLAN, ELIZABETH SHUCK, DAVID MOORE, ROSE CLEARY, PER NIELSEN, LUNA BLADON, DEREK JORDAN, MATTHEW WHITAKER, SIMON TAYLOR, CANDY LAI, ROBERT RAYNARD, YASIN | image and sound TATIANA MACEDO | editor SANDRO AGUILAR | sound mixer TIAGO MATOS | colour PAULO AMÉRICO | producer TATIANA MACEDO | distributer C.R.I.M

Shot at TATE BRITAIN and TATE MODERN, London

HDCAM | 45' | 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Prémios Awards
SAW Film Prize Award. AAA- American Anthropological Association,
Washington- DC USA December, 2014 

 

Festivais de Cinema Film Festivals
DOC LISBOA International Documentary Film Festival, 22nd and 24th October. Portuguese Competition Features Section, 2012
TRANSCINEMA – International Film Festival, Peru, July 2013
MARFICI – International Film Festival, Mar Del Plata, Argentina, August 2013
VAFA International Video Award. Video Art For All. Macau, China, 2012


Screenings
CINEMATECA PORTUGUESA, Museu do Cinema, Cinema Portugues:
Novo Olhares - IV, 2017 
EXIM - Experimental Video Art – Macau, 2016
AAA- American Anthropological Association, Washington- DC USA December, 2014. SAW Film Prize Award
MNAC-MC NATIONAL MUSEUM OF CONTEMPORARY ART, MUSEU DO CHIADO, Lisbon, March 2014
URBAN ENCOUNTERS – TATE BRITAIN, London, October 2013
VIII MOSTRA DE CINEMA ETNOGRÁFICO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA Espanha, Junho, 2013
PANORAMA, Mostra do Documentário Português, Lisboa, Maio 2013
FCSH - New University of Lisbon - A GUIDED TOUR OF THE MUSEUM IN CINEMA, Lisbon, PT, 2014

 

Exposições Exhibitions
Seems so long ago, Nancy. BIENAL DE COIMBRA, Ano Zero, 2015
Seems so long ago, Nancy. TEGENBOSCHVANVREDEN Gallery, Amsterdam, The Netherlands, 2014
Seems so long ago, Nancy. CENTRO DE ARTE E IMAGEM, GALERIA DO IPT, Portugal, Tomar, Maio 2013

 Seems so long ago, Nancy. 4 WINDMILL ST GALLERY, London 2012

Staff Only, MNAC-MC, NATIONAL MUSEUM OF CONTEMPORARY ART - MUSEU DO CHIADO.


___________________________________________________________

PREVIOUS SCREENINGS OF WORK-IN-PROGRESS EXTRACTS:

TATE BRITAIN
London, April 2012
Screening and Discussion with Curator Paul Goodwin, Late at Tate series
tate.org.uk/whats-on/tate-britain/music-and-live-performance/late-tate-britain-hello-goodbye

KRITERION
SMBA - Stedelijk Museum Bureau
Video programme ‘Really Exotic?’
Amsterdam, June 2012
http://project1975.smba.nl/?lang=en
___________________________________________________________
Oficial Pages:

Facebook
facebook.com/SEEMS.SO.LONG.AGO.NANCY?ref=hl

C.R.I.M.
crim-productions.com/documentary/seems-so-long-ago-nancy/
___________________________________________________________

Post-Production supported by
CALOUSTE GULBENKIAN FOUNDATION
© Tatiana Macedo 2012

 

PORTFÓLIO TATIANA MACEDO 


www.carloscarvalho-ac.com

carloscarvalho-ac@carloscarvalho-ac.com

Telefone (+351) 217 261 831