PT / EN

Desde os anos 80 que Roland Fischer tem vindo a desenvolver séries de trabalho num percurso sólido e consistente que utiliza como temas principais a arquitectura e o retrato, quase sempre em grande escala. A série “Facades” por exemplo, tenta entender a arquitetura como se fosse uma pintura modernista recorrendo aos seus princípios formais: cor, ritmo, forma, sombra, composição, padrões, para mostrar como a cultura globalizada tem um vocabulário comum e universal. Em “New Architectures” a composição é feita a partir de imagens do edifício obtidas através de vários pontos de vista colocados simultaneamente num mesmo plano bidimensional entrando no campo da abstração. 

Hieronymus I
2016
C-print/Diasec
220 x 155 cm
Hieronymous II, 2016
C-print Diasec®, 166 x 225 cm

Roland Fischer vive e trabalha entre Munique e Beijing. Mostrou o seu trabalho em cerca de 120 museus e outras instituições culturais como o Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, a Pinakothek der Moderne em Munique, Centro Galego de Arte Contemporáneo (CGAC) em Santiago de Compostela, The Photographers’ Gallery em Londres, Bayerische Staatsgemäldesammlungen em Munique,  Museo Casal Solleric em Palma de Maiorca, Centre Culturel la Maison Rouge em Paris; Institute d’Art Contemporain em Lyon, Fonds National d’Art Contemporain em Paris (FNAC), Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia (MAAT) em Lisboa, Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, Musée d’Art Moderne et Contemporain em Estrasburgo ou o Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y Leon (MUSAC). O seu trabalho está representado em grandes colecções públicas e privadas. 

The Museum
2014
C-print/Diasec
180 x 221 cm
Champalimaud, New Architectures, 2020
C-print Diasec®, 164 x 217 cm
Casa das Histórias, New Architectures, 2020
C-print Diasec®, 180 x 180 cm
Campo Maior, New Architectures, 2011
C-print Diasec®, 164 x 212,3 cm
Old Palm Tree,1896, 2012
C-print/Diasec
254 x 180 cm

“Displaying the cultural diversity of today’s world is one of the objectives reflected in the lens of Roland Fischer’s camera. This German artist, an author of grand portraits, a master of impeccable finishes and elegant distances, skilfully combines his admiration for the history of art with a fascination for contemporary architecture. In this sense, just as he outlines the head and shoulders of his models against the water in resemblance to Nefertiti, he is equally capable of focusing on the most radical contributions of contemporary architecture.There is not a single work by Roland Fischer that fails to speak to us of the traces left by man and the world that surrounds us. Regardless of whether he is revealing his love for a hidden garden, or seducing us with the visual boldness of a magnificent abstract façade, his work is a lesson in empathy for tradition and innovation. Indeed, his dogged determination to seek out cultural forms comes as no surprise to us, for we are all too aware that he is a delicate hunter of times of consciousness.” Pilar Ribal 

Museum, Munich
2011
C-print/Diasec
180 x 125 cm
BP, Shanghai
2011
C-print/Diasec
180 x 125 cm
Lenbachhaus, Munich
2013
C-print/Diasec
180 x 125 cm
Fique a par das nossas exposições, artistas e eventos.