Pesquisar
ENGLISH

Sobre

Alexandra do Carmo | Catarina Leitão | Conceição Abreu | Cristina Ataíde | Isabel Brison Lourdes Castro | Luís Nobre | Mónica de Miranda | Paulo Lisboa | Susana Gaudêncio Teresa Henriques

"Nas imediações do desenho" mostra como a linha pode assumir características específicas de transgressão para outros meios através de um núcleo de artistas que entendem o desenho como ponto estratégico fundamental para o desenvolvimento dos seus trabalhos. Parte destes compreende que a incursão para outros suportes é uma forma de perceber e analisar princípios presentes no desenho. Noutros, este meio envolve-se num outro processo para voltar à forma bidimensional já com outra condição. Comum a todos, é a consciência de que o desenho permanece, seja ele apresentado através do papel, da imagem ou da matéria. É nestes termos que utilizam outras práticas para pensar este suporte enquanto processo autónomo e com identidade própria. Por isso esta exposição atenta a um conjunto de questões como perceber de que modo é que o desenho é uma base de construção incontornável da produção artística que não se esgota no seu suporte quando se estende para outros meios? Ou de que modo é que deriva acontece preservando a autonomia e identidade do desenho? Como se debatem questões inerentes ao desenho através de outros suportes?

A exposição procura focar-se na evolução do entendimento sobre o desenho, concentrando-se nesse campo imediatamente próximo do desenho - um lugar de passagem entre dois ou mais suportes, em que se podem intercruzar a escultura, a instalação ou a vídeo-projecção, sem restrições a uma folha de papel. Mostra trabalhos que exploram uma relocalização deste suporte e afastamento da sua esfera natural, verificando-se uma consequente readequação de ideias. Por isso estas obras são uma negação tanto da prática como um fim em si mesma, como da lógica convencional do encadeamento da produção artística. A exposição procura debater os processos e resultados do desenho e o modo pelo qual este é pensado como obra final mas mostrado através de outros suportes.

Folha de sala

Ver apresentação

 

Exposição